Sexta-feira, 20 de Maio de 2022
Luta antiga, Abilio e William comemoram programa de castração de cães e gatos em Coxim

Depois de muito lutar pela causa animal, enfim, os vereadores Abilio Vaneli (PT) e William Meira (PSDB) podem comemorar. A prefeitura Municipal anunciou o Programa de Castração de Cães e Gatos em Coxim. E a ação promete castrar gratuitamente 200 gatos (machos) e 100 cães (machos) no município.

O serviço será disponibilizado para pessoas que comprovarem renda familiar de até dois salários mínimos, com limite de um animal por família e para entidades que zelam pelos animais, neste caso não há restrição de renda, conforme determina o decreto Nº 244/2022.

“É uma conquista muito importante. Desde minha legislatura passada, nós, as entidades e as pessoas que cuidam dos animais no município de Coxim, cobramos um programa de controle populacional de cães e gatos. Agora, estamos colhendo o fruto desse primeiro trabalho. E a luta não para por aí”, disse Abilio.

“É uma demanda de saúde pública, o controle de natalidade desses animais, então a castração é muito importante. Queremos que a população atenda este chamado, que esteja analisando o site para fazer o cadastro e leve o seu companheiro para ser castrado”, completou William.

A indicação feita em março de 2021 teve apoio parlamentar de outros vereadores da Casa; Ângelo Gari e Marly Nogueira se somaram à causa e agora, 1 ano e dois meses depois, o programa é implementado em Coxim.

Proposta prevê a implantação de controle de natalidade canina e felina em Coxim

Abilio e William também são autores da lei, aprovada por unanimidade na Câmara de Coxim (23 de novembro 2021), que institui a criação da semana de combate a maus-tratos contra animais domésticos e silvestres em Coxim.

De autoria de Abilio e William, vereadores aprovam por unanimidade PL em defesa dos animais

COMO SE CADASTRAR

Para castrar o animal é preciso realizar um cadastro no site da prefeitura clicando aqui, ou acessando no menu links rápidos “castração de cães e gatos”. Após o preenchimento das informações uma equipe entrará em contato com os inscritos para realizar conferência das informações e dar orientações sobre os procedimentos para a castração animal.

O município divulgará no site da prefeitura uma lista com o nome das pessoas aptas a participarem do programa de castração.