Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021
De autoria de Abilio e William, vereadores aprovam por unanimidade PL em defesa dos animais
Fonte: Hugo Crippa e Rodrigo Reis

De autoria dos vereadores Abilio Vaneli (PT) e William Meira (PSDB), foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (23), por unanimidade, o projeto de lei que institui a criação da semana de combate a maus-tratos contra animais domésticos e silvestres em Coxim.

O projeto prevê no âmbito do município a realização de eventos, campanhas educativas, palestras voltadas a conscientização da população que constitui crime, maus-tratos de animais domésticos e silvestres ou seu abandono e ainda sobre a importância de participar das campanhas de vacinação, prevenção de doenças, esterilização, posse responsável de animais, divulgação de canais de denúncias, dentre outros.

“Buscando avançar nesse propósito junto com o vereador William Meira e eu sei que tem outros colegas também que ajudam nesta causa, nós estamos propondo instituir no âmbito do município de Coxim uma semana para que a gente faça essa reflexão: que é necessário e possível defender a vida dos animais, dos maus tratos, da violência, do abandono. Nós enquanto humanidade estamos vivendo um processo evolutivo que não nos permite mais tratar os animais como se não fossem seres dotados de vida, de sentimento, que sentem dor”, disse Abilio.

“Em Coxim nós temos o movimento em prol da causa animal que vem em resultado da solidariedade e empatia das pessoas e é uma manifestação de amor pelos animais domésticos em situação de vulnerabilidade. E essa causa não é uma causa supérflua, de segundo plano, ela é com certeza algo importante para estadia e qualidade de vida, porque no devido controle na devida atenção, é sim uma questão de saúde pública. Tanto é que a pasta de zoonoses é dentro da estrutura política do administrativo do município, situada dentro da questão da pasta de saúde do município”, explicou Meira.

Projeções e Cobranças

O prefeito Edilson Magro também participou da sessão ordinária e se fez atento às declarações e pedidos dos vereadores.

“Aproveitar a presença do prefeito e mais uma vez pedir o apoio do poder executivo para que a gente possa implantar a questão do castra móvel. Tem uma emenda nossa do orçamento do ano passado destinado ao centro de zoonoses visando lotar aquele espaço de melhor capacidade de atendimento, para que a gente possa atender melhor os animais da nossa cidade”, lembrou Vaneli.

“Quero convocar a sociedade civil organizada, o poder executivo e avaliar o que foi feito e o que precisa ser feito no futuro. Nós estamos mais uma vez jogando luz sobre esse assunto para que ele não caia no esquecimento e esteja sempre pautado nas discussões dessa Casa de Leis e no âmbito do município de Coxim”, completou William.