Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023
Câmara de Coxim Conquista Selo Prata de Transparência Pública no Radar Nacional

A Câmara Municipal de Coxim alcançou um marco significativo ao obter o Selo Prata de Transparência Pública, conferido pelo Radar Nacional de Transparência Pública. Este reconhecimento posiciona a instituição como uma referência em prestação de contas e transparência, destacando-se como um dos órgãos mais transparentes do Brasil.

O Radar Nacional de Transparência Pública é reconhecido como o maior repositório de informações sobre transparência no país, avaliando e classificando entidades públicas em diferentes níveis de desempenho. Neste ano, a Câmara de Coxim não apenas obteve o selo, mas também registrou um impressionante índice de 83,67%, representando um aumento notável de 35,49% em relação ao ano anterior.

Ao analisar o desempenho da Câmara de Coxim em comparação com outras entidades no estado de Mato Grosso do Sul, destaca-se que o órgão ficou atrás apenas do Governo do Estado (95,21%) e da Prefeitura de Campo Grande (86,83%). No entanto, superou instituições importantes, como a Prefeitura de Aparecida do Taboado, com 81,27%, e o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, com 77,52%.

Essa conquista coloca a Câmara de Coxim em uma posição de destaque no cenário estadual, reforçando o compromisso da instituição com a transparência. O certificado de Transparência assegura não apenas o cumprimento de normativas legais, mas também a efetiva comunicação e disponibilização de informações relevantes para a comunidade.

O presidente da Câmara de Coxim, Ademir Peteca, expressou sua satisfação com o resultado e destacou o empenho da equipe na busca pela transparência. "Esse reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e comprometido com a responsabilidade pública. Estamos empenhados em manter e elevar esse padrão de transparência para atender às expectativas da população", afirmou Ademir.

A obtenção do Selo Prata de Transparência Pública não apenas valida os esforços da Câmara de Coxim, mas também reforça a importância da transparência como pilar fundamental para o fortalecimento da democracia e a construção de uma administração pública mais eficiente e responsável.

RADAR

O Programa Nacional de Transparência Pública é promovido pelos Tribunais de Contas e pela Associação dos Membros de Tribunais de Contas (Atricon). O levantamento examina o nível de transparência ativa nos sites institucionais dos poderes executivos, legislativos e judiciários da União, de estados e municípios, além de Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas.

Transparência ativa é aquela em que o Estado disponibiliza informações sem a necessidade de ser questionado. Ela é idealizada no Portal da Transparência. Tanto nessa modalidade, quando na chamada transparência passiva, que é a resposta aos pedidos de acesso à informação, passam por modernização de pessoal e de tecnologia.

ACOMPANHE DE RANKING PELO SITE