Quinta-feira, 05 de Outubro de 2023
Reunião com reitor da UEMS traz saldo positivo sobre futuro do Curso de Psicologia em Coxim

Na manhã desta quinta-feira (05), uma reunião crucial ocorreu no gabinete do prefeito de Coxim, Edilson Magro, para abordar questões relacionadas ao curso de Psicologia e outras demandas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campus Coxim, na presença do reitor da Universidade, o prof. Dr. Laércio Carvalho. O encontro reuniu não apenas representantes da UEMS, mas também destacados membros da comunidade política local, incluindo vereadores, o prefeito e o vice-prefeito, a secretária de gestão Veronildes Batista, além do deputado estadual Junior Mochi.

Entre os principais tópicos de discussão estava a decisão da UEMS de não abrir uma nova turma para o curso de Psicologia em 2024. O reitor da UEMS, professor Dr. Laércio Carvalho, explicou que essa decisão foi tomada internamente, mas enfatizou que o curso não será extinto. Ele tranquilizou a comunidade acadêmica e a população de Coxim ao anunciar que no próximo ano haverá vestibular para a abertura de uma nova turma em 2025, garantindo, assim, a continuidade do curso de Psicologia.

Além disso, o reitor Laércio Carvalho se comprometeu a manter o curso de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EAD) para julho de 2024 e a iniciar um diálogo com os municípios membros do COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari) para avaliar a viabilidade da abertura de um novo curso noturno, cuja área de estudo ainda será definida, no campus de Coxim. Essa medida busca atender às necessidades educacionais da região e proporcionar mais oportunidades de ensino superior aos moradores locais.

“Em relação a reforma do auditório da Universidade ficou da prefeitura apresentar os orçamentos pra que a gente possa, junto ao governo do estado, já colocar no nosso leque de obras para ser executado”, disse Laércio.

A reunião contou com a participação dos vereadores da Câmara de Coxim, Ademir Peteca, Carlos Henrique, Vilmar Vendrusculo, William Meira e Abilio Vaneli, todos engajados em representar os interesses da comunidade e garantir o acesso à educação de qualidade na região.
O prefeito Edilson Magro e o vice-prefeito Flávio Dias, demonstraram seu apoio às medidas propostas pelo reitor e se comprometeram a trabalhar em estreita colaboração com a UEMS para garantir a expansão e a melhoria dos serviços educacionais em Coxim.