Quarta-feira, 08 de Março de 2023
Sessão Solene marca a comemoração do Dia Internacional da Mulher e inauguração da Galeria Rosa

Para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, a Câmara Municipal de Coxim realizou uma Sessão Solene na noite desta terça-feira (7/3). A cerimônia ocorreu no Plenário Leite Schmidt e foi presidida pela vereadora Adriana Nabhan e Marly Nogueira.

A solenidade foi repleta de homenagens e antes do início dos trabalhos, foi realizada a inauguração da Galeria Rosa, que é um projeto de lei de autoria da vereadora Adriana Nabhan, que visa homenagear todas as vereadoras que fizeram parte do legislativo municipal.

Um vídeo produzido pela TV Web Câmara também foi veiculado durante a sessão, com depoimentos marcantes das mulheres do legislativo de Coxim, a exemplo da dona Celina Moreira Lopes, que foi a primeira vereadora mulher da história de Coxim, no ano de 1973 até 1976.

VEJA O VÍDEO (CLIQUE AQUI)

A abertura do evento contou com a mensagem do prefeito Edilson Magro e também com a troca de dispositivo entre os vereadores e suas homenageadas.

“Hoje um dia muito importante e de muita reflexão. Momento de chamarmos as mulheres para entrarem na política e fazerem a diferença. Nós enquanto município estamos fazendo o possível para dar sempre mais condições, seja com o CRAM no atendimento às mulheres vítimas de violência, ou com cursos profissionalizantes através da Secretaria de Assistência Social ou de Desenvolvimento. Queremos estimular o empoderamento feminino e esse é um compromisso da minha administração”, disse o prefeito.

A vereadora Adriana Nabhan também deixou uma mensagem e reforçou o pedido por mais mulheres atuantes na política.

“Na política nós precisamos motivar mais as mulheres a participarem da vida pública, por isso da iniciativa deste Projeto da Galeria Rosa. Que objetiva a criação de um espaço para resgatar, registrar e manter o acervo histórico referente as Vereadoras que ocuparam e ocupam uma cadeira no legislativo Municipal. A mulher precisa ocupar os seus espaços, principalmente na política, tanto se fala em representatividade, mas isso não vai acontecer se não tivermos Mulheres concorrendo. Que os partidos incentivem a participação delas, que treine, capacite e deem informação e segurança para que elas queiram estar aqui, colocando seus nomes à disposição nas eleições. Mas o principal: Mulheres votando em Mulheres.”, disse Adriana.

Receberam homenagem dos vereadores e prefeito:

Ademir Peteca - Leila Almeida Silva Khol

William Meira – Jozilda Nepumuceno Gonçalves da Costa