Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2022
Adriana apresenta PL que institui e inclui no calendário do município o Dia do Nordestino

A vereadora Adriana Nabhan apresentou nesta segunda-feira (05), durante Sessão Ordinária na Câmara Municipal, o Projeto de Lei que institui e inclui no calendário do município de Coxim o “Dia do Nordestino”, a ser comemorado no dia 8 de outubro de cada ano.

O "Dia do Nordestino" será comemorado em homenagem a população originária da Região Nordeste do Brasil que vieram residir no município de Coxim, a qual ajudou e influenciou no desenvolvimento econômico, social e cultural do município.

“Com a preocupação em destacar e valorizar aqueles que colonizaram e contribuíram com o desenvolvimento de nosso município e região, estamos propondo o destaque do Dia do Nordestino, onde o poder público, em parceria com a iniciativa privada, realizará atividades realçando e valorizando a cultura nordestina”. ressaltou Adriana.

Diversos estados e municípios no país definiram esta data, 08 de outubro, como Dia do Nordestino. O Dia do Nordestino foi criado em 2009. A data foi instituída em homenagem ao centenário do nascimento de um dos nordestinos mais ilustres da história, Antônio Gonçalves da Silva, do Estado do Ceará, mais conhecido como Patativa do Assaré (1909 - 2002).

“Coxim é uma cidade que por sua característica fica evidenciado a predominância da cultura nordestina. Tanto que aqui temos a tradicional “Festa dos Nordestinos”, organizado pelos descendentes dessa cultura, e que resgata as raízes culturais como: comida, dança e música”, concluiu Adriana.

A vereadora contou com o apoio dos vereadores Ademir Peteca, Jefferson Aislan, Flávio Duarte e William Meira que se somaram à proposta.