Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022
Vereadores aprovam PL que autoriza a destinação de veículo ao Hemosul de Coxim

Na sessão ordinária desta quarta-feira (16), os vereadores da Câmara de Coxim aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 018/2022, encaminhado pelo executivo municipal, que autoriza a destinação de um veículo Toyota Yaris para o Hemosul de Coxim.

O carro é uma verba federal destinada pelo deputado federal Loester Trutis, para o Hemosul de Coxim, pelo fonte 1 (da Saúde) em acordo verbal com a prefeitura para atender Coxim.

“O município não teve que arcar com valores relacionados com emenda. O nosso Hospital Regional precisa que o trabalho funcione e a gente tem a oportunidade de aprovar esse projeto e ajudar as pessoas, dar mais condições ao Hemosul e, desta forma, também poder estar cobrando um atendimento melhor”, completou o primeiro secretário da Câmara, Ademir Peteca.

Posterior a aprovação, o projeto teve ampla discussão já que o vereador Carlos Henrique (MDB) pediu a Inclusão da pauta do projeto pouco antes do início da sessão ordinária. Esse pedido também passou por aprovação da maioria dos parlamentares, com 7 votos favoráveis e 5 contrários.

“Se somos a capital do Norte, temos sim, que manter as instituições aqui e lutar para que o Hemosul fique em Coxim. Mas não podemos discutir a hipótese do “se”... Se a prefeitura destinar o carro pra Colônia do Taquari, etc. O fato é que alguém conseguiu essa emenda federal de um veículo que será destinado para o Hemosul e precisamos documentar isso e ponto”, ressaltou Carlos.

Alguns vereadores questionaram a falta de tempo hábil para analisar o projeto detalhadamente. Por isso, o vereador Marcinho Souza também fez pedido de Vista, que não teve a aprovação da maioria, sendo assim, passando para a votação definitiva do projeto.

“Nós não sabemos para onde esse carro será destinado, tendo em vista que o CNPJ apontado é do Estado. Então se projeto é aprovado agora, esse carro vai pra Secretaria de Saúde do Estado, e depois corre o risco de não enviarem para Coxim, sendo que o Hemosul de Coxim é um órgão estadual. Se a base do Hemosul sai de Coxim e vai para outro município, pode ser que este mesmo carro vá também”, questionou Marcinho.