Quinta-feira, 07 de Julho de 2022
Projeto de William e Adriana cria dia municipal do 47 BI Sertanista Domingos Gomes Beliago

Os vereadores William Meira (PSDB) e Adriana Nabhan (MDB), autores do projeto de lei que cria o dia municipal do 47º BI Batalhão Sertanista Domingos Gomes Beliago, comemoraram juntos a aprovação, por unanimidade, da propositura. Se trata de instituir anualmente, no dia 29 de junho, data de aniversário de abertura do Batalhão em Coxim, a comemoração da força militar. O texto foi aprovada na sessão ordinária desta quarta-feira (07/07/2022), na Câmara Municipal de Coxim.

“O objetivo da presente lei é de aproximar a população civil das atividades desenvolvidas diariamente e resgatar o histórico em que o 47º BI se fez presente em diversos momentos de grande relevância para o desenvolvimento de nosso município”, disse Adriana.

“Em suma, ao longo dos 45 anos de existência do 47º BI na cidade de Coxim foram desenvolvidos laços indissolúveis entre a Unidade Militar e o Município. Essa relação de complementaridade é materializada no slogan 2022 adotado pela Organização Militar e difundido pelo Brasil que traduz o pertencimento do povo coxinense ao Exército Brasileiro: "Não existe 47º BI sem Coxim e não existe Coxim sem o 47°BI”, completou William Meira.

Domingos Gomes Beliago

O sertanista Beliago no ano de 1729 instaurou um povoamento na margem esquerda do rio Taquari, fomentando a criação da cidade de Coxim.