Quinta-feira, 30 de Junho de 2022
Vereadores prestigiam inauguração de obra imponente do Sertanista Beliago no 47 BI
Fonte: Hugo Crippa
Hugo Crippa

Na noite desta quarta-feira (29), alguns vereadores da Câmara de Coxim participaram da inauguração da estátua do Sertanista Domingos Gomes Beliago, alocada na frente do 47º Batalhão de Infantaria, no dia em que o Batalhão completou mais um aniversário (29 de junho).

A obra, que tem quatro metros e meio de altura, foi feita em barro e instalada em uma base de dois metros no formato de uma torre de castelo. Vários transeuntes acompanham a construção, junto com o brasão da família do Beliago, que atestam a imponência da estátua que pode ser observada pelos que passam pela rodovia BR 163.

Este monumento foi construído por meio de uma parceira feita entre o Guerreiro Pantaneiro e o Parque Temático do Pantanal, do escultor José Branco, mais conhecido como Zé Português. Ela materializa o sertanista Beliago que no ano de 1729 instaurou um povoamento na margem esquerda do rio Taquari, fomentando a criação da cidade de Coxim.

Segundo o tenente-Coronel de infantaria, Wanderlino Moreno Junior, no interior da obra serão depositadas cartas escritas pelos alunos da rede de ensino da cidade e uma lâmina de acrílico com as assinaturas de integrantes da sociedade local. Em posição secreta no interior do Beliago, o comandante do 47º Batalhão de Infantaria colocará uma mensagem para ser lida no ano de 2122, aos futuros integrantes do Batalhão e da sociedade coxinense.

Mais imagens
  • (67) 3291-1539 | (67) 3291-2635