Segunda-feira, 16 de Maio de 2022
Vereadores participam de ação de conscientização contra abuso sexual de crianças e adolescentes
Fonte: Hugo Crippa
Hugo Crippa

Nesta segunda-feira (16) os vereadores Ademir Peteca, Jefferson Aislan, Adriana Nabhan e Zanon Lamunier participaram de uma ação de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, para os alunos do Ensino Fundamenta II da Escola municipal William Tavares e Marechal Rondon, na quadra de esportes da escola William Tavares.

A iniciativa faz parte das ações do deputado estadual Herculano Borges - autor da lei da Lei n° 5.118 instituída no calendário estadual como “Maio Laranja - Contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes” – em parceria com a prefeitura municipal e Câmara de Coxim.

O objetivo da campanha é orientar as crianças e adolescentes sobre o que é abuso sexual, como prevenir e denunciar este tipo de crime que infelizmente aumenta a cada ano. O mês foi escolhido com o objetivo de alinhar ações com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

A mobilização das discussões relacionadas ao Maio Laranja contou com as orientações do deputado Herculano Borges e da psicanalista Viviane Vaz. Cerca de 150 alunos participaram do evento. 
 

LEI MUNICIPAL

No âmbito municipal, a vereadora Adriana Nabhan é autora da lei Nº1.876/2021 que institui a semana municipal de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O projeto propõe a integração no calendário oficial de eventos do município, a Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a promoção pelo poder público, de uma semana de atividades de cunho educacional e cultural, além da capacitação para os profissionais da rede de proteção e para os pais e responsáveis/cuidadores dessas crianças e adolescentes. Vídeo-aulas educativas também deverão ser inseridas no cronograma escolar remoto.

LEIA MAIS: Câmara aprova por unanimidade Projeto de Lei de Adriana Nabhan em prol de Crianças e Adolescentes


MAIO LARANJA

Essa campanha foi criada pela Lei 9.970/00 em memória à menina Araceli Crespo, assassinada aos oito anos de idade em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual. Os principais suspeitos, Paulo Constanteen Helal e Dante Michelini, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, foram condenados pelo crime em 1980. No entanto, em novo julgamento, em 1991, os reús foram absolvidos após longo reexame do processo.

Mais imagens
Endereço
Rua João Pessoa, 130 - Centro
Coxim / MS
  Facebook
  Instagram
Contato
  • (67) 3291-1539 | (67) 3291-2635
  • Acesso Restrito