Quarta-feira, 20 de Abril de 2022
Marcinho Souza solicita a contratação de médico Neuropediatra para o município de Coxim
Fonte: ACMC
ACMS

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (20), o vereador Marcinho Souza (PSB) fez a indicação ao Secretário de Saúde de Coxim, Flávio Dias, pedindo a contratação de um médico neuropediatra para atender a demanda dos pacientes que se encontram na fila de espera por uma primeira consulta com este profissional, trazendo assim grandes transtornos aos pacientes, principalmente aqueles que necessitam de laudo para iniciar o tratamento adequado.

"A fila de espera para uma primeira consulta com um neuropediatra pelo SUS (Sistema Único de Saúde) pode levar até 5 anos. Hoje na fila de espera na regulação de vagas da Secretaria Municipal de Saúde, são mais de 44 pessoas. Temos também no Reabilitar, cerca de 30 crianças na fila de espera para uma primeira consulta para essa especialidade", disse. 

Segundo Marcinho, esse problema acaba afetando o aprendizado das crianças, que necessitam de um laudo para conseguir um acompanhamento de um professor de apoio no acompanhamento de uma criança dentro da salada de aula. Marcinho pediu o apoio aos vereadores para ajudar o secretário a encontrar um médico com especialista.

“Que a gente possa lutar para pelo menos trazer uma ou duas vezes ao mês esse profissional, ou até mesmo um mutirão para desafogar essa fila”, sugeriu. 

Pensando nisso, o vereador protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Coxim uma indicação ao Secretário de Saúde Flavio Dias, solicitando a contratação de um médico Neuropediatra para atender as demandas da rede pública de saúde do município. No documento, o autor relata ter sido procurado por alguns pais sobre a dificuldade em conseguirem consulta com médicos desta especialidade. 

“O atendimento ocorre, na maioria das consultas, às crianças que possuem alguma deficiência relacionada ao sistema nervoso central e periférico, tais como epilepsia e crise convulsiva, autismo, hiperatividade e déficit de atenção (TDAH), paralisia cerebral e doenças musculares, entre outras”, explicou Marcinho.

Segundo Souza, a disponibilidade de um neuropediatra é de fundamental importância para o tratamento dessas crianças.

“O acompanhamento do desenvolvimento neurológico das crianças é imprescindível para que cresçam com saúde. Essa é a importância da Neuropediatria na rede pública de saúde: que possa atender nossas crianças, solicitar exames clínicos, analisar as aquisições motoras, cognitivas e de linguagem, diagnosticar e tratar doenças”.

  Endereço

  • Rua João Pessoa, 130 - Centro Coxim / MS - 79400-000
  •   Contato

  • (67) 3291-1539 | (67) 3291-2635
  • Acesso Restrito
  • 2018-2024 Câmara Municipal de Coxim/MS