Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021
Vereadora Marly Nogueira apresenta ações do projeto “Absorvendo Saúde”

O drama de muitas meninas pobres que no período menstrual deixam de frequentar as aulas por não ter absorventes apropriados para o uso pessoal foi um dos pontos que motivou a professora e vereadora Marly Nogueira a trabalhar no projeto de Lei “Absorvendo Saúde”, de conscientização e informação sobre menstruação, cuidados e fornecimento de absorventes higiênicos, que será apresentado nesta terça-feira (30) na sessão ordinária.

“A pobreza, ou precariedade menstrual, e o tabu em torno da menstruação, impedem essas pessoas mais vulneráveis de participarem da vida cotidiana, forçando-as a se ausentar da escola ou do trabalho durante seus períodos menstruais. Creio que se conseguirmos dar mais um pouco de dignidade para essas mulheres, elas irão passar esse aprendizado para gerações futuras”, disse Marly.

Após se tornar uma polêmica nacional devido ao fato do presidente, Jair Bolsonaro, se opor à distribuição gratuita pelo Sistema única de Saúde (SUS), Marly une forças com outras parlamentares que lutam pela mesma causa e já apresentaram projetos similares em cidades de Mato Grosso do Sul, como: Camila Jara-PT (Campo Grande), Kalicia de Brito-MDB e Suelen Pascoal-Republicanos (São Gabriel do Oeste).

“Milhares de meninas, mulheres... enfrentam dificuldades ou sequer tem acesso a produtos de higiene, saneamento básico e educação adequada para lidar com o período menstrual. Portanto, esse Projeto visa amenizar a desigualdade social e combater a pobreza menstrual de mulheres adultas e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica.

A proposta ainda prevê que esses absorventes serão distribuídos gratuitamente pelo município através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); a promoção de palestras e cursos sobre o assunto; distribuição de folders; ações entre órgãos públicos, sociedade civil e iniciativa privada.

O Projeto entra para votação e aprovação na sessão ordinária desta terça-feira (30). A sessão ordinária da Câmara de Coxim terá transmissão ao vivo pelo facebook oficial, às 19h.