Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021
Audiência pública aponta novos rumos para o turismo de Coxim
Fonte: ASSESSORIA CMC

A Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira (29) uma Audiência Pública com o tema: Turismo e suas Regulamentações no município de Coxim. De preposição do vereador e presidente da Câmara, William Meira (PSDB), a audiência foi requerida com a intenção de abordar assuntos como revitalização, conservação e segurança dos pontos turísticos; estratégias de promoção e pacotes turísticos, capacitação de profissionais da área, além das problemáticas no setor turístico da cidade de Coxim.

“O objetivo dessa audiência pública é trazer a sociedade para vir até o legislativo, promover a discussão e surgir ideias, alternativas e propostas com o objetivo de retomar o turismo em nosso município”, disse Meira.

Além da audiência, o momento também marcou o encontro da reunião mensal da Comtur (Conselho Municipal do Turismo) de Coxim. O prefeito Edilson Magro abriu a audiência reafirmando compromisso em colocar Coxim novamente no mapa do turismo nacional.

“Coxim está há anos sem receber grandes eventos. Precisamos trazer o turista de volta para Coxim, porque ele foi embora. Nós entendemos que a audiência pública é necessária, porque a nossa administração é uma administração participativa. Precisamos dar ênfase no turismo para que também possamos fomentar a economia da nossa cidade”, disse Magro.

O diretor de turismo de desenvolvimento do turismo da Fundação de Turismo de MS (FUNDTUR), Geancarlo Meridhi, levantou questão técnicas, apontou a importância de Incentivar a formalização de empresas do setor no município e falou sobre o programa de regionalização do turismo.

“O Mapeamento do Turismo brasileiro é do Ministério do Turismo, mas quem executa ele é o Estado. Hoje, aqui na região, nós temos apenas Sonora, Rio Verde, Alcinópolis, Costa Rica e Paraíso das Águas registrados nesse mapeamento. Existe uma portaria que diz que 90% dos recursos do Ministério do Turismo é destinado a municípios que estão no Mapa. Agora no final deste ano vai, para início de 2022, será reaberto esse mapeamento e eu tenho certeza que Coxim tem condições de voltar a estar nele. Basta atender alguns critérios e regulamentações”, explicou.

O secretário do conselho municipal de Turismo, Adelino Alexandre Lopes, lembrou da importância de regulamentar as atividades turística, tendo em vista a crescente demanda das pessoas pelo turismo de aventura na cidade.

“É importante nesse novo surgimento das demandas, e os produtos turísticos, que nós façamos uma regulamentação. Nós levantamos esse tema na reunião do Comtur e precisamos fortalecer essas novas atividades que estão surgindo como: o caiaque, jet-ski, rapel, entre outras”, reforçou Adelino.

Na oportunidade, a gerente de cultura e esportes Thaila Cotrim Borges falou sobre a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR).

“A CIR é um documento profissional/renda, que garante ao ribeirinho/pescador a sua regulamentação e o direito de exercer a profissão legalmente. Já a ARRAIS é um documento de lazer e recreação”, explicou.

Por fim, William Meira agradeceu a participação de todos e explicou que todos os questionamentos e ideias serão levadas para o conhecimento dos órgãos envolvidos e dos poderes municipal e estadual.

“É com o coração cheio de alegria que digo a todos que nossa audiência teve sucesso em todos os aspectos esperados! Levantamos informações, debatemos assuntos levantados, sanamos dúvidas através de nossos palestrantes e colhemos reivindicações para nortear os próximos passos a serem seguidos diante do tema. Agradeço a todos que tornaram esse momento possível especialmente ao time de palestrantes que prontamente atenderam nosso pedido e somaram forças para traçar novas metas ao turismo coxinense”, completou.

Participaram do encontro o prefeito de Coxim, Edilson  Magro, o diretor de turismo de desenvolvimento do turismo da Fundação de Turismo de MS (FUNDTUR), Geancarlo Meridhi, o gerente municipal de Turismo, Ricardo dos Santos Nogueira, o presidente do Comtur, Claudio Pesso, o consultor do Sebrae, Idevaldo Garcia Leal Junior, o secretário do conselho municipal de Turismo, Adelino Alexandre Lopes, a gerente de cultura e esportes, Thaila Cotrim Borges, entre outras autoridades, além de parte dos vereadores da Casa.