Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021
William Meira pede ação rápida para destravar Plano de Ações Articuladas da Educação
Fonte: ASSESSORIA CMC

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Coxim, William Meira, na Sessão Ordinária desta terça-feira (14), abordou um problema relevante que tem dificultado a conquista de novos investimentos na área da educação do município. O Plano de Ações Articuladas (PAR) da Educação é um tema recorrente que o vereador tem levantado durante as sessões da Câmara Municipal. Segundo William, o problema é antigo, mas tem recebido atenção redobrada da atual administração.

“Coxim está há 12 anos sem receber investimentos do Governo Federal no setor de educação e isso é resultado de má gestão pública. E o Edilson já comprometeu seus 4 anos ao lado da secretária de Educação, Marcinha Gonzalez da Silva, que tem feito um trabalho impecável para resolver e destravar Coxim do "PAR" e dar as nossas crianças a oportunidade de receber investimentos do Governo Federal e entregar uma educação com mais qualidade”, disse.

As ações fazem parte do Plano de Ações Articuladas (PAR) que está no quarto ciclo (2021-2024) e requer o cadastramento de iniciativas no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) para avaliação do Ministério da Educação (MEC) e posterior liberação de recursos.

“É importante que nós possamos abordar esse tema porque em breve o que tá ruim pode piorar no agravamento da necessidade da demanda”, concluiu.

Sobre o Plano de Ações Articuladas

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação, em que os estados e municípios elaboram plano de trabalho a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de suas redes públicas de ensino.

O PAR possui quatro dimensões: gestão educacional, formação de profissionais da educação, práticas pedagógicas e avaliação, e infraestrutura física e recursos pedagógicos.

O primeiro ciclo ocorreu entre 2007 e 2010, o segundo entre 2011 e 2014, o terceiro entre 2016 e 2020 e o quarto ciclo ocorre de 2021 a 2024.