Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021
Câmara aprova Projeto de William Meira que institui a semana de conscientização do autismo em Coxim
Fonte: ASSESSORIA CMC

De autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal de Coxim, William Meira (PSDB), o Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista foi aprovado por unanimidade. Esta é uma proposta de campanha do vereador e seu primeiro projeto de lei aprovado.

“Fico feliz de ver mais um passo sendo dado em busca de mais valorização as pessoas com transtorno do espectro autista. Que essa questão possa ser sempre debatida e que ela não caia no esquecimento e seja colocada lá em um cantinho despercebido. Porque mesmo tendo a nossa atuação parlamentar forte em cima desta demanda, as crianças com autismo têm sofrido a precariedade da atenção de saúde do município. Mas não só do município, até as redes de plano de saúde particulares também tem dificuldade de atender essa patologia”, disse Meira.

William Meira apresenta projeto de lei que visa instituir semana de conscientização do autismo

A projeto prevê no calendário oficial do município de Coxim, na primeira semana de abril, em alusão ao dia 2 de abril que é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a promoção de campanhas publicitárias institucionais, seminários, palestras e/ou cursos sobre o Transtorno do Espectro Autista.

Este projeto tem por objetivo valorizar os esforços para promover uma maior compreensão do autismo e, insere, oficialmente, Coxim no rol das cidades que reconhecem o Autismo como uma demanda de responsabilidade, também, pública.

“O objetivo de tal ação é mobilizar e informar a população geral de forma que a causa ganhe destaque por meio das programações, trazendo destaque a um tema tão importante que atinge a vida de milhões de brasileiros, fazendo parte da programação de secretarias municipais como Educação, Saúde e Cidadania e Assistência Social”, explicou Meira

Autismo

Também chamado de transtorno do espectro autista, o autismo é uma síndrome que se apresenta geralmente na infância, levando a dificuldade de interação social, déficit de comunicação social e padrões diferenciados de comportamento, frequentemente associados a dificuldades de aprendizado.

A pessoa com transtorno do espectro autista (TEA), de acordo com a lei federal 12.764/2012, é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, merecendo, por isso, a proteção conferida pelo Estado, a fim de que possa usufruir, sem embaraços, os seus direitos, com atenção especial ao princípio da dignidade humana.