Terça-feira, 07 de Julho de 2020
Vereadora Dinalva Mourão destaca importância da campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica
Fonte: Assessoria CMC
Foto: Assessoria

A campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica ganhou destaque na fala da vereadora Dinalva Mourão na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (7), na Câmara Municipal de Coxim. A iniciativa, que auxilia mulheres vítimas de violência que não conseguem quebrar o ciclo de abusos, foi criada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), em parceria com os tribunais de justiça, associações, além de outros órgãos públicos e privados.

A campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica leva em conta o aumento significativo de casos de violência contra a mulher em razão do distanciamento social, quando as vítimas são obrigadas a permanecer mais tempo em casa com seus agressores, e da constatação da subnotificação desses casos nas unidades policiais e judiciárias.

Farmácias e drogarias foram os locais escolhidos para oferecer ajuda às vítimas. Ainda que acompanhadas pelos agressores, elas terão fácil acesso a esses pontos, onde os atendentes identificarão o pedido de socorro por meio do sinal “X” feito na palma da mão com batom vermelho. Assim, caso o agressor esteja acompanhando a mulher, a polícia será discretamente acionada.

A vítima será acolhida pela Polícia Militar e receberá o apoio da rede de proteção. O atendente ou farmacêutico não terá responsabilidade de figurar como testemunha da ocorrência, sendo apenas o comunicante.

“Denunciar os abusos nas redes de farmácia é uma forma de expor o problema sem correr riscos, o policiamento vem na hora. Esse sinal vermelho é um sinal de alerta das vítimas de agressões que não têm voz em suas casas. Acho que essa campanha poderia se estender ao comércio em geral. O momento que estamos vivendo é lamentável, é muita maldade, é muita violência”, comenta Dinalva.

Todas as farmácias e drogarias do país estão aptas a participar da campanha. Em Mato Grosso do Sul, basta enviar o termo de adesão assinado para o e-mail coordenadoriadamulher@tjms.jus.br. Para mais informações, basta ligar para (67) 3314-1988.